Infraestrutura Global AWS

Postado por Rafael Brandão em Jun. 18, 2023

O que é?

A AWS tem uma vasta presença global em diferentes continentes. A infraestrutura global da AWS é construída para fornecer um ambiente de computação em nuvem flexível, confiável, escalável e seguro com desempenho de uma rede global de alta qualidade.

Regiões

A infraestrutura global da AWS é criada em torno de regiões. Uma região é uma área geográfica que consiste em várias zonas de disponibilidade.

Escolhendo uma região

Para escolher a melhor região para seus serviços, aplicações e dados na AWS, alguns fatores devem ser levados em considerações:

  • Conformidade com governança de dados e requisitos legais: leis locais podem exigir que determinadas informações permaneçam dentro de limites geográficos.
  • Proximidade dos clientes: uma região geograficamente mais próxima dos seus clientes oferece uma latência mais baixa.
  • Serviços disponíveis em uma região: nem todos os serviços podem estar disponíveis em uma região.
  • Custo: a definição de preço pode variar entre regiões.

Após criar recursos na AWS, eles são vinculados à região escolhida. A transferência de recursos entre regiões pode envolver migrações de dados e outras questões.

Zonas de disponibilidade

Cada região tem várias zonas de disponibilidade. Cada zona é composta com data centers e são projetadas para isolar falhas.

As zonas têm sua própria infraestrutura de energia e estão fisicamente separadas de outras zonas. E são interconectadas com alta largura de banda, baixa latência e fibra dedicada totalmente redundante, o que fornece alta taxa de transferência entre zonas.

Para melhor resiliência, é recomendado replicar informações e recursos entre as zonas.

Data centers

Os data centers são onde os dados residem e os processamentos de dados ocorrem.

Cada data center tem redundância de energia, rede e conectividade e estão em instalações físicas separadas e normalmente tem milhares de servidores físicos.

O cliente não pode escolher em qual data center ficaram seus dados. As zonas são a menor granularidade que o cliente pode alcançar.

Pontos de presença

Os pontos de presença oferecem conteúdo aos clientes finais com baixa latência.

Locais de borda

Extremidades que veiculam conteúdo armazenado em cache e dão acesso a serviços AWS.

Provisionamento de recursos

  • AWS Management Console
  • AWS Command Line Interface(AWS CLI)
  • Kits de desenvolvimento de software(SDKs)

Referências